sexta-feira, 13 de julho de 2007

O Amor Não Tira Férias

(The Holiday, EUA, 2006)




Gênero: Romance - Comédia
Duração: 138 min
Origem: EUA
Estréia - EUA: 08 de Dezembro de 2006
Estréia - Brasil: 22 de Dezembro de 2006
Estúdio: UIP Brasil
Direção: Nancy Meyers
Roteiro: Nancy Meyers
Produção: Nancy Meyers, Bruce A. Block



Sumida das telas de cinema desde 2003 quando dirigiu "Alguém tem que Ceder", com Diane Keaton e Jack Nicholson no elenco, Nancy Meyers retorna três anos depois com uma nova comédia. "O Amor Não Tira Férias" é uma comédia natalina que fala sobre mudanças de vidas por causa de novos ares. Iris Simpkins escreve para uma coluna sobre casamento, bastante conhecida, no Daily Telegraph, de Londres, e está apaixonada por um cara que vai se casar com outra mulher. Do outro lado do globo, Amanda Woods, dona de uma próspera agência de publicidade especializada em produzir trailers de filmes, descobre que seu companheiro tem sido infiel. Duas garotas que não se conhecem e moram a 9.650 quilômetros de distância se vêem em situações... não muito distantes. Decidida a não passar o Natal em sua cidade, Amanda descobre um site na internet especializado em intercâmbio de casas, e está decidida que a cabana de Iris no interior da Inglaterra será o antídoto perfeito para seus problemas. Impulsivamente, as duas concordam em trocar de continente e de casa por duas semanas. Iris chega em Los Angeles num dia espetacularmente ensolarado e logo conhece Arthur, um famoso roteirista da Era de Ouro de Hollywood, e Miles, compositor de cinema que trabalha com o ex-namorado de Amanda.
.
Enquanto isso, quando Amanda começa a se aconchegar à solidão de uma cabana isolada numa cidadezinha coberta de neve, o irmão de Iris bate à porta. Numa inesperada mudança de planos, as duas mulheres acabam descobrindo que as melhores viagens são aquelas em que você deixa toda a sua “bagagem” para trás. Nancy Meyers conseguiu reunir um elenco de peso em seu novo trabalho como Jude Law ("Inteligência Artificial"), Jack Black ("King Kong"), Edward Burns ("15 Minutos") e Rufus Sewell ("A Filha da Luz").









.









.
.
Iris: I unterstand feeling as small and as insignificant as humanly possible, and how it can actually ache in places that you didn't know you had inside you. And it doesn't matter how new haircuts you get or gyms you join or how many glasses of chardonnay you drink with your girlfriends... you still go to bed every night going over every detail, and wonder what you did wrong or how you could have missunderstood. And how in the hell, for that brief moment, you could think that you were that happy? And sometimes you can even convince yourself that he'll see the light and show up at your door. And after all that, however long all that may be, you'll go somewhere new, and you'll meet people who make you fell wothwhile again, and little pieces of your soul will finally come back. And all that fuzzy stuff, those years of your life that you wasted, that will eventually begin to fade.

Iris: Eu entendo como é se sentir minúsculo e insignificante como ser humano, como isso dói em lugares que você nem sabia que existia dentro de você. E não importa quantos penteados você faça, as academias em que entrar, ou quantas taças de chardonnay você beba com suas amigas... você ainda vai pra cama toda noite repassar cada detalhe, imaginando o que fez de errado e como pode ter interpretado mal. Como pôde, por aquele breve momento, achar que era tão feliz. Às vezes consegue até se convencer de que ela vai se tocar e aparecer na sua porta. E depois de tudo isso, seja lá o tempo que demorar, você vai pra um lugar novo, conhecerá pessoas que fazem você se valorizar, e pequenos pedaços da sua alma finalmente retornarão. E aquela época turva, todos aqueles anos da sua vida que foram desperdiçados, tudo isso começa a desaparecer.

.

Iris: For some, quite inexplicably love fades; for others, love is simply lost.

Iris: Para alguns, o amor inexplicavelmente desaparece; para outros, o amor simplesmente se perde.


O filme é adorável. As cenas gravadas na Inglaterra - e isso inclui neve, lareira, casacos lindos - são mágicas. Há muita verdade na história, contada detalhadamente e com ar de comédia, sim, mas muito sutilmente. A personagem de Kate Winslet (Iris) vive um drama muito comum na vida real, o amor não-correspondido, o que talvez seja o motivo de uma "fuga de padrões norte-americanos". A maioria dos romances contam histórias de pessoas que se apaixonam umas pelas outras, mas aqui temos a triste e confusa Iris. Seu par, Miles, realmente não tem química alguma. Parece assim, que Amanda (Cameron Diaz) acaba obtendo alguma vantagem, já que seu romance britânico é muito mais bonito de se ver.
.
Não podemos deixar de fora a ótima trilha sonora com o clássico "Have Yourself A Merry Little Christmas" de James Taylor. E ainda, bandas novas como Imogen Heap, com as músicas "Just For Now" e "Let Go", e Jet com "Are You Gonna Be My Girl". A surpresa é ainda maior ao ver Cameron Diaz dançando ao som de The Killers, "Mr. Brightside".

Veja o
trailer.

Nenhum comentário: