terça-feira, 26 de junho de 2007

Clube da Luta







Gênero: Drama
Duração: 139 min
Origem: EUA
Estréia - EUA: 15 de Outubro de 1999
Estréia - Brasil: 29 de Outubro de 1999
Estúdio: Fox Films
Direção: David Fincher
Roteiro: Jim Uhls
Produção: Ross Greyson Bell, Ceán Chaffin, John S. Dorsey, Art Linson, Arnon Milchan



Jack (Edward Norton) é um executivo yuppie que trabalha como investigador de seguros de uma grande montadora de automóveis. Ele vive muito confortavelmente, mas está em doideira progressiva e, para driblar suas crises de insônia, extravasa sua ansiedade em sessões de terapia grupal, ao lado de gente com câncer, tuberculose e outras doenças, pois é só no meio de moribundos que Jack se sente vivo e assim consegue dormir. Sua alegria só é interrompida pela chegada de Marla Singer (Helena Bonham Carter), uma viciada em heroína com idéia fixa de suicídio. Repentinamente entra na sua vida Tyler Durden ( Brad Pitt), um cara ainda mais maluco que Jack. Eles se conhecem em um vôo e mal se falam, mas quando o apartamento de Jack explode misteriosamente ele vai morar com Tyler, que vive em uma mansão caindo aos pedaços. Tyler lhe oferece uma perigosa alternativa: por à prova seu instinto animalesco em combates corporais. Assim nasce o clube do título, que ganha diversos adeptos que aliviam suas tensões arrebentando cada um a cara do outro. O clube tem algumas regras rígidas: 1) Você não fala sobre Clube da Luta, 2) Você não fala sobre Clube da Luta, 3) Quando alguém disser "pare" ou perder os sentidos a luta acaba, 4) Só dois caras em cada luta, 5) Uma luta de cada vez, 6) Sem camisa, sem sapatos, 7) As lutas duram o tempo, que for necessário, 8) Se essa é a sua primeira noite no Clube da Luta, você tem, que lutar. Com o tempo, Tyler demonstra que seus planos vão além da criação do clube, uma mania, que ganha adeptos no país inteiro e assim Tyler sonha em concretizar o seu "Projeto Caos".











.
.








.
.

Jack: When you have insomnia, you're never really asleep. And you're never really awake.
Jack: Quando você tem insônia, você nunca dorme de verdade. E você nunca acorda de verdade.
.
.

Tyler: We're a generation of men raised by women. I'm wondering if another woman is really the answear we need.
Tyler: Somos uma geração de homens criados por mulheres. Eu estava pensando se uma outra mulher é realmente o que precisamos.

.

Marla: The condom is the glass slipper of our generation. You slip one on when you meet a stranger. You... dance all night. Then you throw it away. The condom, I mean. Not the stranger.
Marla: A camisinha é o sapatinho de cristal da nossa geração. Você calça um quando conhece um estranho. Você... dança a noite toda. Então você joga isso fora. A camisinha, claro. Não o estranho.
.
.
.
Filme de muito "blood and fuck", mas muito inteligente. No Brasil, o filme ficou marcado pelo crime cometido por Mateus da Costa Meira durante uma sessão num cinema de São Paulo. Mas Clube da Luta é uma discussão irônica sobre a vida urbana. Fique atento: Aos fragmentos de imagem que são colocados inesperadamente, em frações de segundo, no filme. Há fotogramas com Brad Pitt e até um pênis. Pura provocação do diretor. Brilhante atuação de Edward Norton - que, aliás, nunca decepciona.

Um comentário:

Márcia disse...

Ainda não aluguei esse filme, preciso ver pois adoro o Edward Norton. Aliás, posso te indicar mais dois filmes? Pecados Íntimos e Babel. Excelentes!!!!