sexta-feira, 22 de junho de 2007

O Ilusionista

(The Illusionist, EUA, 2006)


.


.
Gênero: Drama - Noir - Thriller
Duração: 110 min
Origem: EUA - República Tcheca
Estréia - EUA: 18 de Agosto de 2006
Estréia - Brasil: 08 de Dezembro de 2006
Estúdio: Focus Filmes Direção: Neil Burger
Roteiro: Neil Burger
Produção: Michael London, Bob Yari, Catherine Schulman, Brian Koppelman, David Levien


O famoso ilusionista Eisenheim (Edward Norton, de "Dragão Vermelho" e "A Última Noite") assombra as platéias de Viena com seu impressionante espetáculo de mágica. Suas apresentações despertam a curiosidade de um dos mais poderosos e céticos homens da Europa, o Príncipe Leopold (Rufus Sewell). Certo de que as mágicas não passam de fraudes, Leopold vai ao show de Eisenheim disposto a desmascará-lo. Quando Sophie (Jessica Biel, da série de TV "7th Heaven"), noiva de Leopold, é chamada ao palco para participar de um número, ela reconhece em Eisenheim uma paixão juvenil. Eles iniciam um romance clandestino e o príncipe delega a um inspetor de polícia (Paul Giamatti) a missão de expôr a verdade por trás do trabalho do mágico. Este, no entanto, prepara-se para executar a maior de suas ilusões. O diretor Neil Burger iniciou sua carreira criando e dirigindo a premiada campanha "Books: Feed Your Head" para a MTV americana. Dirigiu diversos comerciais para companhias como "Mastercard", "IB" e "ESPN". Foi escolhido para criar uma série de spots de TV para a Anistia Internacional. Estreou na direção de longas com "Interview with the Assassin" em 2002, vencedor dos prêmios de melhor filme nos festivais de Woodstock e Avignon. "O Ilusionista" é seu segundo longa-metragem. O jornal americano The New York Times elogiou o filme dizendo que as "façanhas surrais e espirituais" de Eisenheim parecem obras de arte. "As façanhas surreais e espiritualistas que Eisenheim executa, puras devido a óbvios embelezamentos cinematográficos, ainda geram um efeito de deslumbramento na tela porque possuem uma elegância estética que transcende a trapaça", afirma a publicação.

























Eisenheim: I went to Russia, then Asia Minor, and then the Orient for many years. I always meant to return. I just... I kept thinking I'd find it around the next corner.
Eisenheim: Fui para a Russia, Ásia Menor, e então para o Oriente por muitos anos. Eu sempre quis voltar. Eu só... Ficava pensando que o encontraria na próxima esquina.


Sophie: What?
Sophie: O quê?


Eisenheim: A real mystery. I saw remarkable things. But the only mystery I never solved was why my heart couldn't let go of you.
Eisenheim: Um verdadeiro mistério. Vi coisas extraordinárias. Mas o único mistério que eu nunca solucionei foi porquê meu coração não a esquecia.


.


Sinceramente, o melhor filme já visto em 2007 até hoje. De uma inteligência tremenda e fotografia minuciosa. Eward Norton, que interpreta Eisenheim, o Ilusionista, construiu o personagem de uma forma maravilhosa. Impossível não se apaixonar por todo este mistério. Jessica Biel, que interpreta Sophie, foge dos filmes costumeiros que já participou, fazendo algo completamente diferente. No extras do DVD, em sua entrevista, ainda confessa que esse filme foi escolhido e que entre todos os outros foi aquele que ela mais se dedicou.


Para construção dos personagens e ambiente, Neil contou com mágicos e ilusionistas mundialmente famosos. Talvez, por este motivo, os truques sejam tão naturalmente e suavemente realizados. Indicado especialmente para quem gostou de "O Conde de Monte Cristo", garanto que não vai se arrepender.
.

Veja o trailer clicando aqui.


Nothing is what it seems.
Nada é o que parece.

Um comentário:

Anônimo disse...

oiiiiiii Gabi! Eu ñ falei q eu ia comentar. Muito legal o seu blog.

O filme eu ainda ñ assisti, porém parece muito interessante.

Tchau!
Ass: Matheus