sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Moça com Brinco de Pérola

(Girl with a Pearl Earring)


Delft, Holanda , 1665. Depois que seu pai fica cego em conseqüência da explosão de uma estufa, Griet (Scarlett Johansson), uma jovem de dezessete anos, é obrigada a trabalhar para sustentar sua família. Ela se torna a empregada doméstica da casa de Johannes Vermeer (Colin Firth) e aos poucos atrai a atenção do mestre da pintura. Mesmo tendo crescido em mundos diferentes e tendo tido educações e pertencendo a classes sociais bastante distintas, Vermeer nota a percepção intuitiva que Griet possui em relação às cores e à luz e lentamente a conduz ao seu misterioso mundo da pintura. Vermeer é um perfeccionista, muitas vezes levando meses para terminar uma pintura. Sua sogra sagaz, Maria Thins (Judy Parfitt), esforça-se para manter o estilo de vida esbanjador da família, com o escasso rendimento proveniente da venda das pinturas. Vendo que Griet inspira Vermeer, ela toma a perigosa decisão de permitir o desenrolar desse relacionamento clandestino. Imersa no lar católico administrado por Catharina (Essie Davis), volátil esposa de Vermeer, e cercada por uma crescente prole de crianças, Griet se arrisca cada vez mais a uma exposição indesejada ou a algo ainda pior. Cornelia (Alakina Mann), uma perniciosa menina de doze anos, vê mais do que deve e rapidamente fica enciumada e cheia de suspeitas, e fica determinada a causar confusão. Solitária e desprotegida, Griet também desperta a atenção de Pieter (Cillian Murphy), um açougueiro local, protegido por Vermeer, o rico e lascivo Mestre Van Ruijven (Tom Wilkinson), que se frustra ao perceber que seu dinheiro não lhe permite controlar o artista. Se por um lado Griet cai de encantos por Vermeer, por outro não consegue ter certeza de seus sentimentos em relação a ele. O maquiavélico Van Ruijven, pressentindo a intimidade entre o mestre e a empregada, planeja um meio de fazer com que Vermeer pinte Griet a sós. O resultado é uma das mais belas pinturas que ele jamais criou, mas o preço disso...



A mágica de Moça com Brinco de Pérola vai além do figurino, enredo ou roteiro; está no talento dos atores, em cada gesto, em cada olhar. Um misto de beleza e perfeição. Maravilhoso!

Um comentário:

Rita disse...

Tão surpreendente como o Modigliani, filme estiloso, eu furaria a orelha, o nariz e a testa só para ser pintada pelo Bonitão, Pintada?? (risos)