domingo, 9 de setembro de 2007

O Diabo Veste Prada






Gênero: Comédia - Drama
Duração: 109 min
Origem: EUA
Estréia - EUA: 30 de Junho de 2006
Estréia - Brasil: 22 de Setembro de 2006
Estúdio: 20th Century Fox
Direção: David Frankel
Roteiro: Aline Brosh McKenna, Don Roos
Produção: Wendy Finerman



O filme "O Diabo Veste Prada" mostra os bastidores de uma importante revista de moda. Estrelado por Meryl Streep ("Angels in America") e Anne Hathaway ("Brokeback Mountain", "Uma Garota Encantada" e "Diário da Princesa 2"), o filme é uma adaptação do best seller homônimo, escrito por Lauren Weisberger. Em "O Diabo Veste Prada", Andrea (Anne Hathaway) consegue seu primeiro emprego na mais importante revista de moda de New York, a Runway Magazine. Andrea terá o desafio de ser assistente da toda poderosa Miranda Priestly (Meryl Streep). Apesar de ser uma oportunidade pela qual um milhão de jovens mulheres em Nova York chegariam a matar para conseguir, ela vai descobrir que não será fácil sobreviver a ela. A modelo brasileira Gisele Bündchen faz uma pequena participação em "O Diabo Veste Prada" como uma empresária do mundo da moda. Essa é a segunda incursão de Gisele nos cinemas. Em 2004, a top interpretou a vilã Vanessa da comédia Táxi. A personagem de Meryl Streep é inspirada na famosa editora da revista Vogue americana, Anna Wintour. Laura Weisberger, autora do livro "O Diabo Veste Prada", trabalhou como assistente de Anna na publicação. Quando soube que seria produzido um filme sobre o livro, Anna Wintour começou uma campanha para abafar a produção. De acordo com a revista americana Radar, ela pediu que nenhum estilista participasse do longa. A editora teria dado a entender que eles entrariam na "geladeira" de sua revista.















.



Miranda Pristley: Don't be ridiculous, Andrea. Everybody wants this. Everybody wants to be like us.
Miranda Pistley: Não seja ridícula, Andrea. Todos querem isso. Todos querem ser como nós.



.



Primeiramente? Gostaria de me desculpar pela ausência - isso se alguém notou, claro - mas, baby, I'm in business. Depois gostaria de reinvindicar mais visitas ao meu querido Ricardo e sua maravilhosa locadora.

Lamentações à parte, vamos ao filme.

Difícil imaginar que há um lado negro por trás do glamour da moda. Mas sim, há centenas de pessoas que vivem por isso, é mais do qualquer movimento artístico ou literário; é um ícone de sofisticação e beleza.

"O Diabo Veste Prada" é um dos poucos projetos cinematográficos que, mesmo possuindo clichês e situações triviais, consegue conquistar o público consideravelmente. Como esperado, é um longa que preza o mundo da moda, no entanto, não se limita apenas a isso. Ótimas atuações, ótimas músicas, ótimas situações do cenário fashion e ótimos figurinos transformam este filme em uma opção obrigatória aos freqüentadores mais assíduos das salas de cinema.

Ao lado da lenda viva do cinema de Hollywood, Meryl Streep, está Anne Hathaway, ainda um pouco inexperiente, é verdade, porém tão cheia de vida e ânimo que faz com que qualquer pessoa simpatize com ela. Ela, antes de "O Segredo de Brokeback Mountain", era apenas conhecida por atuar nos filmes da Disney de "O Diário da Princesa". Todavia, na medida em que cresce no mundo hollywoodiano, Hathaway vem se mostrando cada vez mais competente, embora, algumas vezes, se perca em sua personagem. Mas este fato pode ser totalmente esquecido pelo saldo competente de sua atuação em geral. Outro destaque do elenco é Emily Blunt, um rosto novo no mundo cinematográfico. Não muito conhecida no Brasil, em "O Diabo Veste Prada" vem mostrar que possui, sim, talento, e tem tudo para despontar na carreira artística. A maneira como interpreta Emily, a primeira assistente de Miranda, é indescritível, roubando a maioria das cenas onde contracena com Anne, por exemplo. Outro ponto alto é o seu sotaque britânico. Embora a atriz seja realmente inglesa, adorei a maneira como ela fala, o que fez com que conquistasse mais ainda a minha simpatia. A famosa modelo brasileira Gisele Bündchen também faz parte do elenco do filme, embora a sua personagem tenha falas bastante reduzidas e seja totalmente descartável. Já Stanley Tucci incorporando o simpático Nigel é, definitivamente, o ponto alto do elenco masculino.


Embora possua algumas falhas em seu roteiro, "O Diabo Veste Prada" consegue sobressair-se em outros fatores, conquistando o público plenamente. Com uma boa abordagem do mundo das modelos feita pelo diretor David Frankel, até aqueles que não são ligados à moda poderão gostar deste filme. E mesmo que não apreciem o estilo, a ótima e marcante atuação de Meryl Streep definitivamente valerá o tempo e dinheiro empregados nesta diversão. E, como diria a imponente Miranda Pristley, that's all.

Nenhum comentário: