quarta-feira, 2 de maio de 2007

Feira das Vaidades




Gênero: Drama - Romance
Duração: 141 min
Origem: EUA
Estúdio: Focus Features
Direção: Mira Nair
Roteiro: William Makepeace, J. Fellowes
Produção: Pippa Cross, Howard Cohen


Um clássico da literatura inglesa do século 19 foi o ponto de partida do filme Vanity Fair, da diretora indiana Mira Nair, mas ela e a atriz Reese Witherspoon transformaram a heroína intrigante do livro numa feminista que se adiantou a seu tempo. Becky Sharp (Reese Witherspoon) é uma garota pobre que sempre viveu em Londres. Ao ficar jovem, ela começa a desafiar suas raizes humildes ao ascender socialmente em uma sociedade extremamente ligada às aparências. O papel de Witherpoon é muito ambicioso para a atriz norte-americana de 28 anos, conhecida sobretudo pelo papel da heroína patricinha, mas esperta, da comédia "Legalmente Loira", embora já tenha atuado em filmes independentes, incluindo "A Eleição", no qual representa uma estudante colegial sem escrúpulos. Ela estava grávida durante as filmagens, fato que, afirmou, a ajudou a representar o personagem de Becky Sharp, porque a fazia sentir-se "muito mais vulnerável emocionalmente". Ela atua ao lado de um elenco respeitado, formado em sua maioria por atores britânicos e que inclui Gabriel Byrne no papel do diabólico Marquês de Steyne, a quem Becky Sharp vende sua alma para realizar seu sonho de destaque social.












Rebecca: Are you trying to steer me towards an indiscretion?
Rebecca: Está tentando me levar a uma indiscrição?
.
Randow: Why? Would you like me to?
Randow: Por quê? Gostaria que eu o fizesse?
.
Rebecca: No man has managed it yet.
Rebecca: Nenhum homem conseguiu isso ainda.
.
.
.
Randown: If you should awake to find me dead, you must be sure, at least, of this... that you are a woman who has been truly loved.
Randown: Se você acordar e me encontrar morto, tenha certeza, ao menos, de que... você é uma mulher que foi realmente amada.
.
.
Talvez um pouco longo, mas muito bom. Filmes épicos me encantam! Gosto dessa exposição explícita dos defeitos secretos de uma sociedade conservadora, ainda mais naquela época, onde tudo era escândalo.


Veja o trailer.

Nenhum comentário: