sábado, 19 de maio de 2007

Espanglês





Gênero: Comédia
Duração: 131 min
Origem: EUA
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Mike Nichols
Roteiro: Patrick Marber
Produção: Julie Ansell, Richard Sakai, James L. Brooks


Flor (a estonteante Paz Vega) é uma mexicana que possui uma filha de 12 anos (a esperta Shelbie Bruce) e parte para os Estados Unidos em busca de trabalho. Após anos trabalhando no lado "mexicano" de Los Angeles, Flor arranja um emprego como empregada doméstica na casa dos Clasky, uma influente família da cidade, cuja matriarca, Evelyn Norwich (a impagável Cloris Leachman), é uma ex-cantora de standarts de jazz que agora só faz entornar vinho o dia todo e mora com sua filha instável Deborah (Téa Leoni) e o marido dela, o sentimental chef de cozinha John (Adam Sandler). A mexicana entra para trabalhar na casa dos Clasky sem entender patavina de inglês, e esse choque cultural rende alguns dos melhores momentos do filme.















Comédia que foge a regra, passando quase para um drama. Espanglês lança luz sobre as dificuldades que as pessoas tem em se comunicar, mesmo quando falam a mesma língua. Mais: discute a educação dos filhos de forma exemplar ao questionar - inteligentemente - os valores familiares no mundo moderno. Ainda: exibe seres-humanos imperfeitos, que erram, e continuam vivos, porque estar vivo é estar errando, o tempo todo, e isso não é motivo para se desistir das coisas. No meio dessa adorável cacofonia agitada, surge uma senhora muito sábia e engraçada que pensa não ser a pior coisa do mundo descobrir que uma esposa ama seu marido, depois de tantos anos.



Flor: One tear. Just one. So make it a good one.
Flor: Uma lágrima. Só uma. Então, chore uma boa lágrima.


.


John: Once our feet touch that floor, I'm gonna get too many brain cells back. Don't be in such a hurry. That floor, it's going to eat us alive.
John: Uma vez que nossos pés tocarem o chão, todos os neurônios vão voltar. Não se apresse. Esse chão vai nos comer vivos.


.


Cristina: My identity rests firmly and happily on one fact: I am my mother's daughter.
Cristina: Minha identidade se apóia firme e alegremente sobre um fato: eu sou filha da minha mãe.

Nenhum comentário: